A engenharia industrial é a base da economia e competitividade de muitos países. Ela é uma especialidade de engenharia que se ocupa da criação e gestão de sistemas que integram pessoas, materiais e energia e que faz uso de atividades como planejamento, sistema de gerenciamento de projetos, implementação e melhoria de sistemas. A tecnologia é parte fundamental e estratégica.
Surgida no século XVIII com a Revolução Industrial na Inglaterra, quando houve o aparecimento da manufatura que passou a introduzir a “máquina-ferramenta”, e, assim, foi necessário criar adequação aos processos de produção de forma organizada e integrada. Até então, quem desenvolvia toda a produção de mercadoria era o artesão. Sem dúvidas a engenharia industrial está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e economia. Hoje, sua evolução se mostra no planejamento e efetivação de recursos de baixo impacto ambiental e uso de matrizes energéticas limpas.
Você sabe quem são considerados os expoentes da engenharia industrial e o que eles fizeram para serem considerados como tal? Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico que promoveu a organização científica do trabalho; Harrington Emerson, engenheiro de eficiência e teórico dos negócios, foi pioneiro no pagamento de prêmios por efetividade; Henry Ford, empreendedor e engenheiro mecânico, criador da produção em série através das cadeias de montagem; Henry Laurence Gantt, autor do “Diagrama de GANTT”, criado para ilustrar o avanço de diferentes etapas de um projeto; o casal Frank Bunker Gilbreth, que buscou compreender os hábitos de trabalho dos empregados para encontrar meios de aumentar a produção e Lillian Moller Gilbreth, psicóloga e engenheira industrial, considerada uma das pioneiras da ergonomia.